Análise de conectividade e rotas
lft
O lft indica o caminho percorrido pelos pacotes enviados, desde a 3GNTW até ao alvo, nomeadamente por que routers (hops) passam e quanto tempo demoram entre routers (latência). O mtr envia pedidos TCP SYN ou TCP FIN e fica à espera de receber pacotes ICMP TTL exceeded, TCP RST (reset) ou outras heurísticas interessantes, o que lhe dá a capacidade de passar através de certas firewalls. Além disso, e para cada hop que detecta, indica também qual o AS (address space) a que esse hop pertence, e qual a entidade a quem o AS foi delegado.
mtr
O mtr indica o caminho percorrido pelos pacotes enviados, desde a 3GNTW até ao alvo, nomeadamente por que routers (hops) passam e quanto tempo demoram entre routers (latência). O mtr envia pedidos ICMP echo e fica à espera de receber pacotes ICMP TTL exceeded a partir dos routers no caminho.
ping
O ping envia ao alvo 5 pacotes ICMP, indicando o intervalo entre o envio e a resposta (latência).
traceroute
O traceroute indica o caminho percorrido pelos pacotes enviados, desde a 3GNTW até ao alvo, nomeadamente por que routers (hops) passam e quanto tempo demoram entre routers (latência). O traceroute envia pedidos UDP e fica à espera de receber pacotes ICMP TTL exceeded a partir dos routers no caminho.
Outras ferramentas
LibreSpeed
A ferramenta LibreSpeed permite testar a largura de banda entre o seu endereço IP, e este servidor, registando as velocidades de download e upload, a latência (tempo necessário para envio de um pacote e recepção da respectiva resposta) e o jitter (variação da latência no tempo).
WHOIS
O serviço WHOIS permite verificar se determinado domínio foi já registado, e a quem pertence. Alguns TLD's (Top Level Domains) não permitem este tipo de pesquisa. Pode também obter informações sobre determinado endereço ou rede IP, nomeadamente a organização a quem pertence, qual a entidade que delegou os recursos, e quais os contactos do seu responsável técnico.